Notícias de saúde
18 de fevereiro de 2016 (Bibliomed). Um novo produto foi aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos para tratamentos das lesões do pé diabético: trata-se do Integra Omnigraft Dermal Regeneration Matrix (Integra Lifesciences, Plainsboro, NJ).
O dispositivo - feito de silicone, colágeno bovino e cartilagem de tubarão - é colocado sobre a ferida e fornece um ambiente que favorece o desenvolvimento de novos tecidos, disse a agência em um comunicado. O dispositivo Omnigraft foi aprovado pela primeira vez em 1996 para tratar queimaduras fatais quando um enxerto de pele não é possível. O dispositivo é agora aprovado para úlceras do pé diabético com duração superior a seis semanas que não envolvem qualquer ossos expostos, articulações ou tendões.
Em estudos clínicos, o dispositivo foi utilizado em combinação com cuidado normais com a úlcera do pé, que envolveu a limpeza da ferida, cobrindo-a com um curativo cirúrgico, e mantendo o peso fora do pé afetado. Cerca de 51% dos usuários Omnigraft tinham curado as úlceras após 16 semanas, em comparação com 32% dos participantes tratados apenas com o tratamento padrão úlcera, segundo o FDA.
As reações adversas ao dispositivo incluíram infecção, aumento da dor, edema, náuseas e úlceras novas ou piora. O dispositivo não deve ser utilizado por pessoas alérgicas a qualquer dos seus componentes ou que têm uma ferida infectada, disse a agência.
Fonte: FDA News Release, January 7, 2016
Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.
Veja também